Uma equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou hoje a Teerã. A partir de segunda-feira, vai fiscalizar o acordo provisório entre as cinco potências do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) a Alemanha e o Irã para suspender parcialmente o programa nuclear iraniano e remover algumas sanções internacionais ao país enquanto negocia-se um acordo definitivo para impedir que a república islâmica faça armas atômicas.
Os inspetores da agência das Nações Unidas se encontram amanhã com a Organização de Energia Atômica do Irã.
Por trás das negociações, há uma reaproximação entre os Estados Unidos e o Irã. O ex-presidente americano Jimmy Carter, que estava no poder na época da revolução islâmica e da invasão da embaixada americana em Teerã, chegou a dizer que a aprovação de novas sanções contra o Irã no Congresso dos EUA "prejudicaria o acordo de paz".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário