O primeiro carregamento com as armas químicas desmanteladas da Síria deixou hoje o porto de Latakia num navio dinamarquês, como parte de um acordo para eliminar o arsenal químico da ditadura de Bachar Assad, informou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).
Assad concordou em entregar as armas sob pressão dos Estados Unidos, que ameaçou bombardear a Síria em retaliação a um ataque químico que matou mais de 1,4 mil pessoas na periferia de Damasco em 21 de agosto de 2013.
Com mediação da Rússia, o regime sírio aceitou entregar uma lista de fábricas e arsenais de armas químicas, alegando ser completa, o que suscita dúvidas por causa da natureza ditatorial do governo Assad. Pelo menos não as usou mais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário