A ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton tem ampla vantagem os demais possíveis candidatos do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em 2016.
Numa pesquisa feita para a rede de televisão americana ABC e o jornal The Washington Post, Hillary lidera com 73% das preferências de eleitores democratas e independentes inclinados a votar num candidato democrata.
Em segundo lugar, com 12%, vem o vice-presidente Joe Biden. Famoso por suas gafes e um certo destempero verbal, Biden é considerado um concorrente fraco. Em terceiro lugar, com 8%, está a senadora Elizabeth Warren, que recuperou a vaga de Ted Kennedy no Senado nas últimas eleições.
A senadora pode incomodar Hillary. Da ala mais à esquerda do partido, Elizabeth Warren é uma crítica feroz do centro financeiro de Wall St. Antes de se eleger para o Senado, era professora da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, especializada em falências e concordatas. Se for candidata nas eleições primárias, deve empurrar Hillary mais para a esquerda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário