Todos os 52 turistas e cientistas a bordo do navio de pesquisas científicas russo Akademik Chokalsky, preso pelo gelo na Antártida desde 24 de dezembro de 2013, foram resgatados hoje por um helicóptero de duas hélices do navio quebra-gelo chinês Xue Long (Dragão da Neve). Eles estão a bordo do navio australiano Autora Australis. Os 22 tripulantes ficaram no Akademik Chokalsky.
O navio russo estava a cerca de 160 quilômetros a leste da base francesa de Dumont d'Urville quando o mar a seu redor congelou. Depois de várias tentativas fracassadas de navios quebra-gelo, hoje o tempo permitiu um resgate por helicóptero.
Foram necessárias várias viagens entre os navios russo e australiano para transportar as pessoas em grupos de 12. No fim do resgate, o professor Chris Turney, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, agradedeu via Twitter às autoridades chinesas e australianas "por todo seu trabalho duro".
Turney chefiava a missão que pretendia refazer em cinco meses a viagem feita pelo explorador australiano Douglas Mawson em 1911-14.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário