terça-feira, 21 de janeiro de 2014

General Al-Sissi deixa comando para ser candidato

O general Abdel Fattah al-Sissi, líder do golpe de Estado que depôs o presidente islamita Mohamed Mursi em 3 de julho de 2013, deve deixar o comando supremo das Forças Armadas nos próximos dias para se candidatar à Presidência do Egito, revelou hoje o jornal árabe editado em Londres Al Hayat (A Vida). A eleição, ainda não convocada, deve ser realizada em março acrescentou o jornal.

A decisão teria sido tomada "à luz da grande demanda popular, além dos sinais de aprovação no mundo árabe, especialmente no Golfo Pérsico" e de pesar as "reações ocidentais, sobretudo dos Estados Unidos", declarou uma fonte não identificada.

No Norte do Egito, a polícia prendeu nove suspeitos de terrorismo numa grande operação para impedir atentados a partir de 25 de janeiro, aniversário do início da revolução que derrubou o ditador Hosni Mubarak (1981-2011) em 11 de fevereiro de 2011.

Na prática, a eleição de um general representa a volta do regime militar que governou o Egito desde que a Revolução dos Coronéis derrubou a monarquia, em 1952.

Nenhum comentário: