Sob pressão dos Estados Unidos e da Coalizão Nacional Síria, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, retirou o convite para que o Irã participe da conferência sobre a paz na Síria que começa nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça.
Os EUA e seus aliados na oposição síria querem que a conferência crie condições para uma "transição" na Síria. Isso exige a saída do ditador Bachar Assad. O Irã, aliado de Assad, se recusou a aceitar precondições.
Em entrevista divulgada no domingo, Assad manifestou a intenção de concorrer à reeleição. Não tem a menor intenção de deixar o poder.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário