domingo, 26 de janeiro de 2014

Síria aceita retirada de mulheres e crianças de Homs

No primeiro resultado prático das negociações de paz, para acabar com a guerra civil na Síria a ditadura de Bachar Assad concordou hoje em permitir a retirada de mulheres e criança de Homs, a terceira maior cidade do país, que está cercada por forças governamentais.

A retirada é consequência dos esforços do ex-ministro do Exterior da Argélia Lakhdar Brahimi, o mediador indicado pelas Nações Unidas. Ele acrescentou que "outros civis poderão sair, mas o governo quer uma lista de nomes para ter a certeza de que são realmente civis".

Na quarta-feira passada, os Estados Unidos e a Rússia promoveram a conferência de paz chamada de Genebra II para lançar as negociações. No sábado, pela primeira vez, as duas partes negociaram diretamente, através do enviado especial da ONU.

Diante da falta da menor disposição dos dois lados de fazer qualquer concessão, as conversas se voltaram para a ajuda humanitária e a libertação de presos, numa tentativa de estabelecer as bases mínimas para a confiança mútua.

A Rússia propôs que o regime de Assad se alie a grupos de oposição moderados para combater os extremistas muçulmanos ligados à rede terrorista Al Caeda, como a Frente al-Nusra e o Estados Islâmico do Iraque e do Levante.

Nenhum comentário: