Para tentar conter a queda da lira, o Banco Central da Turquia aumentou ontem de 7,75% para 12% ao ano a taxa básica de juros do país, um dos que mais sofrem com a retirada dos estímulos monetários à recuperação da economia dos Estados Unidos.
A alta de juros ocorre num momento de grande luta política antes das eleições municipais de março de 2014. Os analistas econômicos acreditam que a elevação dos juros pode estabilizar a moeda turca em curto prazo. Em longo prazo, vai depender da crise política.
Mais cedo, o Banco da Reserva da Índia anunciara uma alta de 0,25 ponto percentual na sua taxa básica de juros, que passou para 8% ao ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário