A produção industrial do Japão voltou a subir em dezembro de 2013, depois de uma pequena queda em novembro, com alta de 1,1% no mês e de 7,3% na comparação anual, anunciou hoje o Ministério da Economia, Indústria e Comércio, na sua primeira estimativa.
O avanço se deveu ao aumento na produção de telas de cristal líquido, robôs e transformadores de eletricidade. Com as políticas de estímulo econômico do primeiro-ministro Shinzo Abe, aumentou a confiança de empresários e consumidos. A indústria japonesa cresceu em quase todos os meses do ano passado.
Em dezembro, o consumo doméstico cresceu 0,7%, puxado pelas vendas de automóveis e eletrodomésticos. O apetite do consumidor japonês está sendo especialmente observado pelos economistas diante do aumento do imposto sobre circulação de mercadorias, que passará de 5% a 8% em abril. Isso pode acelerar as vendas até lá.
A taxa de desemprego no Japão baixou de 4% em novembro para 3,7% em dezembro de 2013. É a menor em seis anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário