Cerca de 20 mil pessoas se concentraram hoje no centro de Kiev para pedir a queda do presidente Viktor Yanukovich. A manifestação foi convocada pelo movimento Levante, Ucrânia!
Yanukovich foi primeiro-ministro ucraniano de 2002 a 2004. Sua vitória na eleição presidencial daquele ano levou a denúncias de fraude e protestos que culminaram na Revolução Laranja. Em nova eleição, venceu o oposicionista Viktor Yuchenko.
Com a divisão dos líderes da Revolução Laranja, Yuchenko e a primeira-ministro Yulia Timochenko, Yanukovich, apoiado pela Rússia e pelo Leste da Ucrânia, venceu as eleições parlamentares e voltou a ser primeiro-ministro de 2006 a 2007. Em 2010, foi eleito presidente derrotando Timochenko no segundo turno.
No poder, Yanukovich abriu vários processos contra Timochenko, que está na prisão cumprindo pena de sete anos por corrupção e abuso de poder, apesar dos protestos da União Europeia, cujos líderes chegaram a boicotar os jogos disputados na Espanha durante a Copa Europeia de seleções de 2010.
Sob pressão, o presidente ucraniano libertou dois ex-assessores de Timochenko, mas não a ex-primeira-ministra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário