A agência oficial da Coreia do Norte acaba de admitir que o lançamento de um foguete que deixaria um satélite no espaço fracassou. O Japão disse que o foguete caiu no mar um minuto depois do lançamento.
Há suspeitas de que tenha sido um teste dissimulado de míssil de longo alcance, o que violaria as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e um acordo feito com os Estados Unidos para desmilitarizar o programa nuclear norte-coreano.
O prejuízo foi estimado em US$ 850 milhões pelo serviço secreto da Coreia do Sul, informa a TV americana CNN. O dinheiro seria suficiente para alimentar 80% de sua população. A Coreia do Norte ainda corre o risco de perder uma ajuda de 240 mil toneladas de alimentos oferecida pelos EUA em troca do fim do programa nuclear militar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário