A Força Aérea do Sudão disparou hoje quatro mísseis contra a capital do Sudão do Sul, ameaçando reiniciar a mais longa guerra civil da história recente da África. Pelo menos uma pessoa morreu e outras dez ficaram feridas. Os dois países se separaram há menos de um ano por causa de um acordo de paz.
O alvo era uma ponte ligando a capital, Bentiu, à região do campo de petróleo de Heglig, ocupado na semana passada pelas forças do Sudão do Sul, noticia o sítio da companhia jornalística americana McClatchy Newspapers.
Durante a noite, pelo menos oito bombas foram jogadas contra o Sul, levando seu presidente, Salva Kiir, a acusar o Sudão de "declarar guerra" a seu país, informa a agência de notícias Associated Press.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário