Depois de um ano e um mês de uma revolta popular com cerca de 10 mil mortes, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje sua primeira resolução sobre a guerra civil na Síria. Vai enviar observadores para monitorar a frágil trégua em vigor desde quinta-feira.
Duas resoluções anteriores, condenando a violenta repressão desencadeada pela ditadura de Bachar Assad, foram vetadas pela China e a Rússia. Desta vez, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, enviado especial da organização e da Liga Árabe, foi a Moscou e Beijim assegurar o apoio a seu plano de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário