Um novo alerta vermelho foi aceso hoje na crise das dívidas públicas da Zona do Euro. A Espanha foi obrigada a pagar juros de mais de 6% ao ano para rolar sua dívida.
Como o país está em recessão, esse nível de juros é considerado insustentável. Para pagar juros tão altos, o país teria de aumentar a arrecadação de impostos, o que depende da volta do crescimento. Sem investimento, não vai haver crescimento.
É uma espiral descendente que se autoalimenta. Com 23% de desemprego, que chega a 50% entre os jovens, o futuro de uma geração está parcialmente comprometido. Vai haver uma fuga de mão de obra, inclusive de cérebros que farão falta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário