quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reino Unido volta a cair em recessão

Com queda de 3% no setor da construção civil, o produto interno bruto do Reino Unido registrou baixa de 0,2% nos três primeiros meses de 2012. Tinha encolhido 0,3% no último trimestre de 2011. A contração em dois trimestres seguidos caracteriza uma recessão.

É a segunda vez em três anos que a economia britânica entra em recessão, mas vários economistas questionam as estatísticas oficiais, alegando que há sinais de aumento da atividade na indústria e no setor de serviços.

"Está demorando mais do que todo mundo esperava a recuperação da pior crise de endividamento de nossas vidas", justificou-se o ministro das Finanças, George Osborne, acusado de impor um plano de ajuste fiscal radical demais. "O que tornaria a situação ainda pior seria abandonar nosso plano, tomar mais empréstimos e aumentar a dívida".

O ex-ministro da Educação e porta-voz do governo paralelo da oposição trabalhista para Finanças, Ed Balls, afirmou que o governo não vai cumprir a promessa de equilibrar as contas públicas até 2015: "Advertimos consistentemente que o plano de austeridade era contraproducente, e que cortar gastos e aumentar impostos muiito depressa e profundamente seria muito ruim".

Balls acusou Osborne e o primeiro-ministro David Cameron de "arrogância e complacência" ao prometerem "tirar o país da zona perigosa" e empurrarem o país da volta para a recessão.

Nenhum comentário: