Os membros do Grupo dos Vinte (19 países mais ricos do mundo e a União Europeia) prometeram hoje dar mais US$ 430 bilhões para o Fundo Monetário Internacional (FMI) emprestar a países em crise.
Essa era a principal reivindicação da diretora-geral do Fundo, a ex-ministra das Finanças da França Christine Lagarde: "Foi uma demonstração de confiança da comunidade internacional". Ela agradeceu a China, Rússia, Brasil, Índia, Indonésia, Malásia e Tailândia por contribuições.
Em entrevista a Richard Quest, da rede de TV americana CNN, Lagarde rejeitou ontem o uso de palavras de guerra para falar do atual momento da economia mundial. Disse que é preciso "ampliar o guarda-chuva do FMI para proteger os países-membros do mau tempo".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário