A mais longa guerra civil da História da África está prestes a se reiniciar. O presidente do Sudão, Omar Bachir, declarou guerra hoje ao Sudão do Sul. Este país nasceu no ano passado para acabar com um conflito que durou de 1962 a 1972 e recomeçou em 1983, terminando em 2005 com um acordo de paz e a divisão do antigo Sudão.
Os dois países disputam campos de petróleo na região da fronteira. Bachir exige a retirada imediata dos sudaneses do Sul do campo de Heglig, que produz 60 mil barris de petróleo por dia. As Nações Unidas ameaçam impor sanções para tentar deter o conflito.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário