quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grécia convoca eleições para 6 de maio

O primeiro-ministro Lucas Papademus convocou hoje eleições legislativas antecipadas na Grécia para 6 de maio. Em plena crise econômica, no momento, os partidos que rejeitam os acordos feitos com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional têm maioria nas pesquisas.

Papademos, ex-presidente do banco central grego, é um tecnocrata. Foi nomeado para fechar os acordos sobre a dívida e liderar a transição até as próximas eleições. Hoje pediu ao presidente que dissolvesse o Parlamento e convocasse eleições, dentro do ritual do parlamentarismo.

A crise das dívidas públicas da Zona do Euro enfrenta outro momento delicado, com o aumento dos juros pagos pela Espanha e Itália para rolar suas dívidas públicas.

Nas últimas semanas, o novo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, admitiu que o país não terá como cumprir sua meta de redução do déficit público, aumentando a desconfiança de que não terá condições de honrar suas dívidas.

Com 23% da população ativa desempregada, pesados cortes nos gastos públicos e uma queda na produção industrial de mais de 5% num ano, há o temor de que a Espanha entre numa espiral de declínio.

Nenhum comentário: