Para estimular o crescimento da terceira maior economia da Ásia, o Banco da Reserva da Índia anunciou hoje a primeira redução na sua taxa básica de juros em três anos. A taxa que o banco central indiano cobra para emprestar dinheiro aos bancos caiu meio ponto percentual para 8% ao ano.
No último trimestre de 2011, a Índia crescia num ritmo anual de 6,1%, abaixo do nível dos trimestres anteriores, numa curva descendente de desaceleração do crescimento. Agora, as autoridades monetárias resolveram reagir.
A Índia avança em ritmo inferior ao da China, mas também apresenta taxas de crescimento elevadas, acima do que é considerado possível para a economia brasileira.
O Brasil, a China e a Indonésia, os três outros grandes países emergentes, já tinham cortado seus juros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário