Para agravar ainda mais a tensão na Guerra do Afeganistão, novas fotos feitas por americanos mostram soldados ao lado de corpos dilacerados de supostos rebeldes da milícia dos Talebã (Estudantes). É mais um escândalo para desmoralizar a estratégia dos Estados Unidos na mais longa guerra de sua história.
Mais uma vez, os EUA foram obrigados a pedir desculpas, desta vez por profanar cadáveres, e não é a primeira vez que isso acontece.
O secretário da Defesa, Leon Panetta, disse que "aquele comportamento é inaceitável". Tentou explicar, alegando que na guerra às vezes os soldados cometem atos irracionais. "É um comportamento que viola as regras e, mais importante, nossos valores", declarou o chefe do Pentágono, citado pela agência Reuters.
As fotos foram enviadas por um soldado americano ao jornal Los Angeles Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário