domingo, 22 de abril de 2012

Participação eleitoral na França supera 80%

Sob pressão da crise econômica, os franceses foram hoje em massa às urnas votar para presidente. Como ninguém deve obter mais da metade dos votos válidos, vai haver um segundo turno em 6 de maio de 2012.

Até 19 horas pelo horário local (14h em Brasília), o comparecimento às urnas no primeiro turno da eleição presidencial na França passava de 80% dos 45 milhões de eleitores inscritos, superando as expectativas, informa o jornal Le Monde.

A TV5 Monde estimou a abstenção em 19,7%, maior do que em 2007, mas abaixo de 2002, quando o neonazista Jean-Marie Le Pen, da Frente Nacional, chegou ao segundo turno contra o então presidente Jacques Chirac, derrotando o primeiro-ministro socialista Lionel Jospin.

Hoje, o candidato do Partido Socialista, François Hollande, é o favorito com 29%, seguido pelo presidente conservador Nicolas Sarkozy, da União pelo Movimento Popular (UMP), com 25,5%.

Dois extremistas, Marine Le Pen (16%), da Frente Nacional, de extrema direita, e Jean-Luc Mélenchon (14%), da Frente de Esquerda, disputam o terceiro lugar e o direito de barganhar apoio a quem chegar ao segundo turno. O ex-ministro François Bayrou, de centro, deve receber em torno de 10% dos votos.

Outros cinco candidatos, entre eles a verde Eva Joly, dois trotskistas e o representante do Novo Partido Anticapitalista (NPA) devem ter votações baixíssimas.

O resultado oficial deve ser anunciado dentro de uma hora.

Nenhum comentário: