Há quase 300 milhões de armas nas mãos da população civil nos Estados Unidos: 106 milhões de revólveres, 105 milhões de fuzis e 83 milhões de armas de caça.
É o país com a maior quantidade de armas em poder de civis. Em segundo, vem o ex-inimigo Vietnã, com cerca de uma arma para cada dois habitantes.
O direito de portar armas para defesa própria esta garantido pela Emenda nº 2 à Constituição dos EUA. Em interpretação recente, a atual Suprema Corte, de maioria conservadora, decidiu que se trata de uma garantia constitucional, em prejuízo das legislações para controlar o porte de armas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário