Em troca da promessa de melhora nas relações comerciais, pela primeira vez em sete anos, um presidente do Paquistão visitou a Índia inimiga histórica.
Os dois rivais, armados com bombas atômicas, negociam muito pouco entre si e estavam com as relações abaladas desde um ataque terrorista de 3 dias contra Mumbai realizada por um grupo paquistanês em novembro de 2008.
No domingo, o presidente paquistanês, Assif Ali Zardari, almoçou em Nova Déli com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.
"As relações entre a Índia e o Paquistão devem se normalizar", declarou Singh em entrevista coletiva."É nosso desejo comum". Zardari espera que novo encontro seja realizado em breve em território paquistanês.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário