As possibilidades de que uma trégua entre em vigor nesta terça-feira, como prevê o plano de paz do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan para a Síria, são escassas. Hoje, a Turquia acusou o regime sírio de atacar refugiados em seu território, depois deles atravessarem a fronteira, reporta o jornal The New York Times. Pelo menos dois sírios morreram e outras 23 pessoas saíram feridas.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, um dos maiores adversários do ditador sírio, Bachar Assad, foi hoje a Beijim fazer um apelo à China para que o atual plano não seja implementado. A Turquia acredita que ele só serve para esmagar o movimento rebelde e manter Assad no poder.
A China, ao lado da Rússia, vetou duas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas condenando a Síria. Agora, insiste em que o cessar-fogo precisa ser adotado pelas duas partes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário