domingo, 15 de abril de 2012

Escândalo sexual marca Cúpula das Américas

Onze seguranças do presidente Barack Obama foram acusados ontem de levar prostitutas para seus quartos no hotel onde a delegação dos Estados Unidos está hospedada para a Conferência de Cúpula das Américas em Cartagena, na Colômbia. Todos foram suspensos e estão ameaçados de demissão. Cinco militares também estão sendo investigados.

Pelo menos 21 mulheres participaram da festinha, que teria acontecido antes da chegada de Obama. Uma teria deixado o hotel depois das sete da manhã, violando as regras da empresa. Por isso, o escândalo veio à tona.

A Cúpula das Américas terminou em fracasso, sem declaração final e sob ameaça de não ser mais realizada. Os EUA e o Canadá se negaram a apoiar a decisão dos países latino-americanos de convidar Cuba para o próximo encontro nem de defender a soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas.

Se o objetivo da América Latina era se afastar dos dois grandes países da América do Norte, até pode-se falar em sucesso, mas a margem para se chegar a consensos é mínima.

O presidente Obama afirma que o regime comunista de Cuba não respondeu a nenhuma de suas medidas para melhorar o relacionamento bilateral.

Nenhum comentário: