Na sua Perspectiva Econômica Mundial, lançada hoje em Washington, o Fundo Monetário Internacional aumentou de 3,3% para 3,5% sua previsão para o crescimento da economia mundial em 2012, mas advertiu que a crise das dívidas públicas da Zona do Euro e a alta nos preços do petróleo podem atrapalhar a recuperação. Para 2013, a expectativa é de expansão de 4,1%.
O Brasil deve avançar 3% em 2012 e 4,1% em 2013. Neste ano, fica atrás das médias da América Latina (3,7%) e dos países emergentes em geral (4,7%).
Das maiores economias do mundo, a previsão é de crescimento de 2,1% neste ano e de 2,4% em 2013 para os Estados Unidos, e de 8,2% e 8,8% para a China.
Quanto à Europa, o FMI propôs a adoção de medidas para estimular o crescimento como lmelhor saída para a crise das dívidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário