A ex-primeira-ministra da Ucrânia Yulia Tymochenko, condenada a sete anos de prisão por abuso de poder num processo considerado político no Ocidente, entrou em greve de fome na sexta-feira passada, revelou hoje o advogado Serhyi Vlasenko depois de visitá-la na prisão na cidade de Kharkiv.
Tymochenko se negou a voltar ao tribunal para ser julgada em outro processo, neste caso por evasão fiscal, alegando problemas de saúde e foi hospitalizada. Ela nega qualquer irregularidade nos contratos que negociou com a Rússia quando dirigia a empresa estatal de gás ucraniana.
Sua condenação, em 2009, foi vista como injusta pela Europa e os Estados Unidos, informa a TV pública britânica BBC.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário