quinta-feira, 26 de abril de 2012

EUA são mais vulneráveis a ciberataques

A dependência cada vez maior dos Estados Unidos de sistemas de computação torna o país mais vulnerável a ataques cibernéticos, inclusive de agentes não governamentais, adverte o cientista político Joseph Nye Jr., professor da Universidade de Harvard e criador do conceito de poder suave ou branco, o poder de comunicação e persuasão.

Há dois anos, um vírus infectou o programa nuclear do Irã, paralisando e destruindo centrífugas usadas para enriquecimento de urânio. As acusações imediatamente recaíram sobre Israel e os EUA, que estariam usando uma nova forma de guerra.

Depois, o secretário da Defesa americano, Leon Panetta, advertiu que os EUA poderiam ser alvo de um "Pearl Harbor cibernético", numa referência ao bombardeio aéreo do Japão à base americana no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, que levou os americanos a entrar na Segunda Guerra Mundial.

É muito mais barato a mais seguro movimentar elétrons do que mísseis, navios e aviões. No seu livro, O Futuro do Poder, Nye argumenta que um dos grandes fenômenos políticos do século 21 é a difusão do poder para além dos governos. Em artigo publicado no sítio da TV árabe especializada em notícias Al Jazira, ele aponta o ciberespaço como o exemplo perfeito.

Nenhum comentário: