A agência de classificação Standard & Poor's rebaixou hoje em dois graus a nota de crédito da dívida soberana da Espanha para BBB+, colocou-a em perspectiva negativa e previu uma retração de 1,5% na economia do país em 2012 e de 0,5% em 2013.
Para a S&P, a trajetória da dívida espanhola tende a se deteriorar: "A perspectiva negativa a longo prazo reflete nossa visão de riscos significativos para o crescimento econômico e o desempenho orçamentário, e o impacto que isso deve ter no seu crédito", disse a agência em nota para justificar o rebaixamento.
Pelas projeções da agência, até 2014, a dívida pública da Espanha deve chegar a 80% do produto interno bruto, informa o jornal inglês Financial Times. As regras do pacto fiscal para sustentar o euro admitem um máximo de 60% do PIB.
No início de 2008, antes do agravamento da crise financeira internacional, a Espanha tinha nota máxima.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário