A maior migração de um país para os Estados Unidos em toda sua história levou 12 milhões do México para o vizinho do Norte nas últimas quatro décadas - pelo menos a metade ilegalmente.
Agora, talvez por causa da pior crise da maior economia do mundo em 70 anos, esse fluxo migratório foi reduzido a praticamente zero, concluiu o Centro de Pesquisas Pew ao analisar os dados de quatro fontes do governo americano e cinco do mexicano.
De 2005 a 2010, 1,4 milhão de mexicanos migraram para os EUA. No mesmo período, 1,4 milhão de imigrantes mexicanos e seus descendentes voltaram dos EUA para o México.
Dez anos antes, de 1995 a 2000, 3 milhões de mexicanos se mudaram para os EUA e menos de 700 mil e seus descendentes migraram no outro sentido.
Hoje os mexicanos representam cerca de 58% dos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais que se estima que vivam nos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário