Dos dez estados em jogo nesta Superterça-Feira, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu em três (Massachusetts, Vermont e Virgina), o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum levou dois (Oklahoma e Tennessee) e o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich ganhou onde fez sua carreira política (Geórgia).
Esses resultados mantêm a divisão do partido e o impasse. Romney lidera, mas não empolga as bases conservadoras, que o consideram liberal demais. No Sul,
Milionário, o ex-governador ganhou mais de US$ 20 milhões por ano nos últimos dois anos e pagou cerca de 15% de imposto de renda. Não conhece as durezas da vida e tem uma postura distante do cidadão comum. É frio, calculista e monótono, incapaz de expressar qualquer emoção, uma espécie de Al Gore mais à direita.
A campanha das eleições prévias republicanas está sendo extremamente desgastante para o partido, um forte tiroteio interno, enquanto a recuperação da economia aumenta a popularidade do presidente Barack Obama, que já passa de 50%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário