Depois de mais de 32 horas de cerco, a polícia da França invadiu na manhã de hoje o edifício de apartamentos da cidade de Toulouse onde morava Mohamed Merah, um francês de origem argeliana de 23 anos acusado de matar sete pessoas em dez dias, e matou o atirador.
Merah nasceu num bairro pobre da periferia da cidade do Sul da França. Preso por crimes comuns, conheceu na cadeia extremistas ligados à rede terrorista Al Caeda. Foi treinado no Afeganistão e no Paquistão.
Para se vingar das intervenções militares francesas em países muçulmanos, ele matou três soldados franceses em dois incidentes na semana passada, em Toulouse e Montauban.
Nesta semana, atacou uma escola judaica, matando um professor e três crianças, em resposta à morte de crianças palestinas no conflito com Israel. Estaria preparando um novo atentado quando foi identificado, localizado e cercado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário