quinta-feira, 15 de março de 2012

Senhor da guerra africano é culpado por recrutar crianças

Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda concluiu ontem seu primeiro julgamento em dez anos de existência. Um senhor da guerra africano foi condenado ontem pelo por obrigar crianças a lutar em guerras e cometer atrocidades.

Thomas Lubanga fundou e liderou a União dos Patriotas Congoleses e seu braço armado, as Forças Patrióticas pela Libertação do Congo, durante a guerra civil na República Democrática do Congo, também conhecida como Primeira Guerra Mundial Africana por envolver nove exércitos e centenas de grupos irregulares.

"A câmara concluiu por unanimidade que a acusação provou além de qualquer dúvida razoável que Thomas Lubanga é culpado dos crimes de recrutamento e alistamento militar de menores de 15 anos que foram obrigados a participar de um conflito armado", diz a sentença, lida pelo juiz britânico Adrian Fulford.

Nos últimos dias, a Internet divulgou o vídeo de uma campanha pela prisão ainda neste ano de Joseph Kony, líder do Exército de Resistência do Senhor, de Uganda, um dos principais acusados por obrigar crianças a participar de guerras.

Outros processos, contra os ditadores iugoslavo Slobodan Milosevic e liberiano Charles Taylor, foram realizados em Haia por tribunais especiais das Nações Unidas.

Nenhum comentário: