O militar dos Estados Unidos responsável pelo massacre de 16 civis inocentes, inclusive nove crianças e três mulheres, no último fim de semana no Sul do Afeganistão é o sargento do Robert Bales. Ele só foi identificado hoje, quando deve chegar ao Forte Leavenworth, no Kansas, informou agora há pouco o jornal The New York Times.
Ontem, foi revelado que ele teria bebido em zona de guerra, o que contraria as normas das Forças Armadas dos EUA. Bales entrou para o Exército em 2001 e estaria estressado por estar servindo pela quarta vez numa zona de guerra e por ter visto muitos colegas mortos ou feridos. Antes de ser enviado para o Afeganistão, ele esteve três vezes no Iraque.
Em Cabul, o presidente afegão, Hamid Karzai, criticou duramente os EUA, acusando-os de não colaborar com as investigações. Seu governo e os líderes da região atacada não acreditam que apenas um soldado seja responsável por todo o massacre, como alegam os americanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário