Para garantir a segurança de seus diplomatas e funcionários, o Japão fechou ontem a embaixada em Damasco, na Síria, informou oficialmente o Ministério do Exterior.
"Decidimos fechar temporariamente a embaixada japonesa na Síria em razão do agravamento das condições de segurança no país, inclusive na capital, Damasco", diz a nota.
As monarquias árabes ricas em petróleo da região do Golfo Pérsico retiraram seus embaixadores em protesto contra a violenta repressão da ditadura de Bachar Assad contra o movimento inicialmente pacífico pela liberalização do regime. Em um ano de revolta, mais de 8 mil pessoas foram mortas, estimam as Nações Unidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário