Uma simulação feita pelo Departamento da Defesa dos Estados Unidos para avaliar o impacto de um bombardeio de Israel contra o programa nuclear do Irã adverte que poderia gerar uma conflagração generalizada no Oriente Médio, envolvendo o país numa guerra capaz de matar centenas de americanos.
Funcionários do Pentágono disseram que não foi um exercício para a guerra, apenas uma tentativa de explorar os possíveis resultados de uma ação militar para impedir a república islâmica de fabricar armas atômicas.
Por causa do compromisso dos EUA com a segurança de Israel, os estrategistas americanos consideram impossível evitar uma confrontação com o Irã em caso de guerra, observa o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário