sexta-feira, 16 de março de 2012

Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite

Em mais um desafio à sociedade internacional, semanas depois de prometer abrir mão das armas atômicas,  a ditadura comunista da Coreia do Norte anunciou o lançamento de um satélite no próximo mês para festejar o nascimento de seu líder histórico, Kim Il Sung, desrespeitando as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Desde que perdeu o patrocínio com o fim da União Soviética, em 1991, o regime stalinista de Pionguiangue faz uma chantagem nuclear, ameaçando fazer armas atômicas para barganhar ajudas em energia e alimentos que salvem seu país falido.

No último acordo, fechado em 29 de fevereiro de 2012, a Coreia do Norte se comprometeu a suspender o enriquecimento de urânio e os testes de mísseis e armas atômicas em troca de uma ajuda de 240 mil toneladas de alimentos dos Estados Unidos.

Os EUA e a Coreia do Sul acreditam que o lançamento de satélite é um teste de míssil disfarçado. O Departamento de Estado advertiu que será uma violação do acordo, noticia o jornal The New York Times. A Rússia e o Japão também criticaram a decisão norte-coreana.

Nenhum comentário: