Quase três anos depois da queda do voo 447 da Air France (Rio-Paris) com a morte de todas as 228 pessoas a bordo, o Sindicato dos Pilotos de Companhias Aéreas da França culpa a falta de treinamento dos pilotos pelo acidente em documento divulgado ontem em Paris.
"O objetivo deste livro branco é evitar a repetição deste tipo de acidente", declarou o vice-presidente do sindicato, Philippe Vivier, ao apresentar a análise dos pilotos sobre a tragédia. Eles respondem ao terceiro relatório divulgado pelo Escritório de Investigação de Acidentes, que responsabilizou os pilotos. Questionam a relação entre a Airbus, fabricante do avião, e os investigadores.
Em 31 de maio de 2009, ao entrar numa área de turbulência na zona de convergência intertropical, as sondas de controle de velocidade do Airbus A330 foram congeladas. O computador de bordo desligou-se automaticamente, transferindo o controle do voo totalmente para os pilotos.
Como o comandante não estava na cabine quando houve o problema, os co-pilotos tentaram resolver a situação sozinhos. O mais jovem insistiu em empinar o nariz do avião e acelerar, na tentativa de ganhar altura. Acabou subindo para uma área de ar mais rarefeito que não conseguiu sustentar a aeronave, que foi perdendo altitude até mergulhar no Oceano Atlântico.
Para o sindicato, informa o jornal francês Le Monde, a questão se resume a dois grandes problemas: o design (projeto) dos comandos de voo e a falta de treinamento dos pilotos para enfrentar situações como o congelamento das sondas que medem a velocidade do avião.
O sindicato disse que cabe à Justiça decidir quem são os culpados pelo acidente, mas entende que "as responsabilidades hoje são compartilhadas".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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2 comentários:
É não sou Piloto, mas como Engenheiro penso que houve uma falha humana grave, como Engenheiro de Segurança do Trabalho dar para ver que as variáveis que levou a trágico acidente aéreo, caso houvesse um treinamento mais assíduo dos pilotos, principalmente os mais jovem com relação ao equipamento em uso, clima e um pouco de física certamente esse acontecimentos trágico teria sido evitado. Isso é o resultado da maciça aplicação nos sistema automatizados, hoje em todos os segmentos; Na engenharia, Aviação, Indústria, etc.. tudo é operado por sistema e softwares TI e quando estes falha na frente do ser humano ele não está mais preparado para assumi o comando como no passado recente!
É não sou Piloto, mas como Engenheiro penso que houve uma falha humana grave, como Engenheiro de Segurança do Trabalho dar para ver que as variáveis que levou a trágico acidente aéreo, caso houvesse um treinamento mais assíduo dos pilotos, principalmente os mais jovem com relação ao equipamento em uso, clima e um pouco de física certamente esse acontecimentos trágico teria sido evitado. Isso é o resultado da maciça aplicação nos sistema automatizados, hoje em todos os segmentos; Na engenharia, Aviação, Indústria, etc.. tudo é operado por sistema e softwares TI e quando estes falha na frente do ser humano ele não está mais preparado para assumi o comando como no passado recente!
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