O cineasta americano James Cameron, diretor dos premiados Titanic e Avatar, realizou o sonho de filmar a Fossa das Marianas, o ponto mais fundo do mar, com 11.034 metros de profundidade.
Um submarino especial foi construído para suportar a pressão da água a 11 mil metros de profundidade. A fossa fica no Oceano Pacífico a leste das Ilhas Marianas, a 200 quilômetros a sudoeste da ilha de Guam, não muito longe das Filipinas e do Japão.
Cameron voltou à superfície na manhã desta segunda-feira pela hora local, informou a National Geographic Society, que organizou a expedição.
O diretor é fã de mergulhos em águas profundas. Já fez 72 vezes, sendo 33 para ver os restos do Titanic enquanto filmava a grande tragédia da história da navegação de passageiros, noticia a agência Associated Press.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário