O Partido Republicano realiza hoje eleições primárias em 10 estados. É a superterça-feira. Estão em jogo mais de 400 dos 1144 delegados necessários para garantir a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 6 de novembro de 2012. É mais uma chance para o ex-governador de Massachusetts firmar sua liderança claudicante.
Romney lidera em apenas dois dos cinco estados mais populosos em jogo hoje. As maiores atenções estão voltadas para Ohio, um estado decisivo para a eleição de novembro, onde o ex-governador e o ex-senador Rick Santorum estão praticamente empatados e disputam o voto operário, informa o jornal The New York Times.
Já o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich precisa ganhar na Geórgia, onde fez sua carreira política, mas mesmo uma vitória não salva sua candidatura. Ele tentou se apresentar como um conservador anti-Romney, considerado moderado demais pela ala mais direitista do partido. Foi atropelado por Santorum, um católico conservador visto como radical demais para conquistar os eleitores independentes que decidem as eleições.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário