Com a vitória do ex-senador Rick Santorum nas convenções regionais do estado do Kansas e a do ex-governador Mitt Romney em Wyoming, permanece indefinida a desgastante disputa interna para escolher o candidato do Partido Republicano à eleição presidencial de 6 de novembro de 2012 nos Estados Unidos.
Santorum ganhou em todos menos um dos 105 condados do Kansas, reafirmando num estado do Cinturão da Bíblia suas credenciais como alternativa conservadora a Romney, considerado moderado e liberal demais pela ala direitista do partido.
No fim da noite de sábado, a campanha de Romney cantava vitória por ter conseguido o apoio de mais 39 delegados à convenção nacional republicana que vai indicar o candidato do partido em agosto, em Tampa, na Flórida. Santorum conquistou mais 33 delegados, informou o jornal The Washington Post.
Romney tem agora 479 delegados, mais do que todos os seus oponentes somados, e Santorum, 214. São necessários pelo menos 1.144 para garantir a candidatura.
Nesta terça-feira, haverá eleições primárias no Alabama e no Mississípi, dois estados conservadores do Sul. Mais uma vez, estará em foco o desempenho de Romney junto ao eleitorado conservador evangélico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário