A Rússia, maior aliada da ditadura de Bachar Assad no Conselho de Segurança das Nações Unidas, se associou hoje ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha para pedir um cessar-fogo de duas horas por dia na Síria para permitir ajuda humanitária, e conclamou o governo e a oposição a negociar uma trégua definitiva.
O apelo foi feito pelo ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, horas depois do início de violentos combates na capital, Damasco, onde 80 pessoas teriam sido mortas nas últimas horas.
Por duas vezes, a Rússia e a China vetaram resoluções da ONU condenando a violência da repressão do governo sírio ao movimento inicialmente pacífico pela democracia iniciado em 15 de março de 2011, lembra a TV pública britânica BBC.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário