A campanha para escolha do candidato da oposição para enfrentar o presidente Barack Obama na eleição presidencial de 6 de novembro de 2012 nos Estados Unidos ficou ainda mais embolada hoje à noite, com a dupla vitória do ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum nas eleições primárias nos estados do Alabama e de Mississípi.
Santorum já venceu a parada contra o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, que fala neste momento, para ver quem é a alternativa conservadora ao ex-governador de Massachusetts, que lidera a disputa mas não empola a ala mais direitista do partido. É considerado moderado e liberal demais pelo eleitorado evangélico.
Ao ganhar no Sul profundo, onde a segregação racial era mais enraizada, o ex-senador se firma como a alternativa ultraconservadora.
Quem ganha com isso é Obama. Santorum é conservador demais para receber o apoio do eleitorado de centro, que vai decidir a eleição.
O resultado mais provável desta lamentável campanha republicana é a reeleição de Obama.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário