Um sargento do Exército dos Estados Unidos aparentemente desertou de seu posto e matou 16 civis afegãos, inclusive nove crianças, depois de invadir suas casas no meio da noite na província de Kandahar, no Sul do Afeganistão.
O subcomandante da força internacional que intervém no Afeganistão desde outubro de 2001, general Adrian Bradshaw, lamentou as mortes: "Não sei qual a motivação desses atos deploráveis, só posso dizer que não faziam parte de nenhuma operação militar."
Foi um dos piores massacres em dez anos de guerra no Afeganistão. Ocorre pouco depois da revelação de que cópias do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, foram queimadas por militares americanos no país, o que provocou uma forte reação popular.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário