Depois da morte do terrorista Mohamed Merah, o presidente Nicolas Sarkozy avançou um pouco nas pesquisas sobre a eleição presidencial na França.
Sarkozy venceria o primeiro turno, em 22 de abril, e está diminuindo a vantagem do socialista François Hollande para o segundo turno, marcado para 6 de maio, se nenhum candidato conseguir mais da metade dos votos válidos.
Na pesquisa TNS-Sofres/Sopra, o presidente está apenas um ponto percentual à frente do socialista, 29% a 28%. É o chamado "empate técnico", quando a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa, geralmente de 3%.
Para o instituto CSA, Sarkozy se manteve estável em 30%, enquanto Hollande caiu de 28% para 26%, abaixo da margem de erro da pesquisa, confirmando a tendência de vitória do presidente no primeiro turno.
As sondagens sobre a decisão, no segundo turno, ainda favorecem Hollande, mas mostram uma recuperação de Sarkozy, que já esteve 16 pontos percentuais atrás do rival. Na pesquisa TNS-Sofres, Hollande ganha por 55% a 45%. Na pesquisa CSA, a vantagem cai para seis pontos, 53% a 47%.
Se essa tendência for mantida, o presidente Sarkozy tem chance de se reeleger.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário