quarta-feira, 28 de março de 2012

Sarkozy sobe nas pesquisas na França

Depois da morte do terrorista Mohamed Merah, o presidente Nicolas Sarkozy avançou um pouco nas pesquisas sobre a eleição presidencial na França.

Sarkozy venceria o primeiro turno, em 22 de abril, e está diminuindo a vantagem do socialista François Hollande para o segundo turno, marcado para 6 de maio, se nenhum candidato conseguir mais da metade dos votos válidos.

Na pesquisa TNS-Sofres/Sopra, o presidente está apenas um ponto percentual à frente do socialista, 29% a 28%. É o chamado "empate técnico", quando a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa, geralmente de 3%.

Para o instituto CSA, Sarkozy se manteve estável em 30%, enquanto Hollande caiu de 28% para 26%, abaixo da margem de erro da pesquisa, confirmando a tendência de vitória do presidente no primeiro turno.

As sondagens sobre a decisão, no segundo turno, ainda favorecem Hollande, mas mostram uma recuperação de Sarkozy, que já esteve 16 pontos percentuais atrás do rival. Na pesquisa TNS-Sofres, Hollande ganha por 55% a 45%. Na pesquisa CSA, a vantagem cai para seis pontos, 53% a 47%.

Se essa tendência for mantida, o presidente Sarkozy tem chance de se reeleger.

Nenhum comentário: