Em uma operação inédita que fortalece as relações das duas grandes potências econômicas da Ásia, o Japão anunciou que vai comprar US$ 10,3 bilhões de dólares em títulos de dívida pública da China.
Os dois países, inimigos na Segunda Guerra Mundial, ainda têm divergências sobre esse passado. Estavam com as relações de alto nível congeladas desde setembro de 2010, quando um barco pesqueiro chinês se chocou com um navio guarda-costas japonês perto de ilhotas no Mar da China Meridional que o Japão chama de Senkaku e a China de Diaoyu.
Um encontro em dezembro entre os primeiros-ministros chinês, Wen Jiabao, e japonês, Yoshihiko Noda, quebrou o gelo. Eles chegaram a vários acordos financeiros, inclusive sobre a compra de títulos públicos.
A China e o Japão têm as maiores reservas cambiais do mundo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário