sábado, 28 de junho de 2014

Sérvios homenageiam assassino do arquiduque da Áustria

Na véspera do centenário do atentado que deflagrou a Primeira Guerra Mundial, os sérvios da Bósnia-Herzegóvina inauguraram ontem uma estátua em homenagem ao estudante radical Gavrilo Princip, assassino do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro.

Do outro lado da cidade, a Orquestra Filarmônica de Viena ensaiava para um grande concerto marcado para este sábado, uma promoção da União Europeia para marcar o início simbólico de um novo século de paz.

Os dois eventos mostram a divisão profunda da Bósnia, dividida entre uma República Sérvia e uma Federação Bósnio-Croata. Enquanto uma parte festeja a integração europeia com músicas de compositores alemães, austríacos e franceses, outra celebra o assassino.

O concerto vai começar com o Hino da Bósnia e terminar com a Ode à Alegria, a última parte de 9º Sinfonia de Beethoven, hino oficial da UE. Ao chegar, o maestro Franz Welser-Most declarou que a Orquestra Filarmônica de Viena volta a Sarajevo "com um ônus histórico" para "enviar uma mensagem: Nunca mais!"

Já os sérvios gostariam de dividir a Bósnia para anexar sua parte à Sérvia.

Nenhum comentário: