segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mapa em passaporte da China irrita países vizinhos

Na sua ascensão a superpotência, a China, cada vez mais confiante e autossuficiente, está comprando briga com quase todos os países vizinhos. O novo passaporte chinês traz um mapa impresso com marca d'água que inclui no território nacional todas as áreas onde há conflitos territoriais.

A Grande China inclui duas regiões de fronteira disputadas com a Índia, a ilha de Taiwan e uma grande área do Mar da China Meridional onde há ilhas reivindicadas por outros cinco países: Brunei, Filipinas, Indonésia, Malásia e Vietnã. É uma afronta ao protocolo diplomático para a solução pacífica desse tipo de conflito.

O maior impacto é nos países menores que se sentem intimidados como Brunei, as Filipinas, a Malásia e o Vietnã. Na última reunião de cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), esses países não conseguiram registrar no documento final seu desconforto em relação ao crescente imperialismo chinês. Como país-sede da conferência, o Camboja, fiel aliado de Beijim, vetou qualquer referência ao problema.

No Vietnã, os oficiais de imigração se recusam a carimbar os novos passaportes chineses. A Índia acrescentou sua versão do mapa no visto que emite para os chineses entrarem no país. Os governos das Filipinas e de Taiwan fizeram protestos formais à China.

Veja o mapa no passaporte e as regiões em disputa num blog do jornal The Washington Post.

Nenhum comentário: