quarta-feira, 14 de março de 2018

Consumo pessoal cai nos EUA pelo terceiro mês seguido

As vendas ao consumidor registraram em fevereiro de 2018 o terceiro mês consecutivo de queda. É a primeira vez que isso acontece em cinco anos e meio. Como a inflação, divulgada ontem, está sob controle, as duas notícias reforçam a possibilidade de que o Conselho da Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, aumente as taxas básicas de juros três vezes em vez de quatro.

Os dados sobre o contínuo fortalecimento do mercado de trabalho, com índice de desemprego de 4,1%, publicados na semana passada, aumentaram a expectativa de quatro altas de juros. Mas as vendas baixaram 0,3% em fevereiro depois de quedas de 0,1% em dezembro e janeiro.

Desde o segundo trimestre de 2012, não havia queda no consumo pessoal nos EUA por três meses seguidos. A expectativa dos economistas era de uma alta de 0,3%.

A inflação anual subiu de 2,1% para 2,2% em fevereiro, mas o núcleo do índice, excluídos os preços mais voláteis de energia e alimentos, ficou em 1,8%, dentro da meta perseguida informalmente pelo Fed, de 2% ao ano.

Nenhum comentário: