sábado, 24 de março de 2018

Policial que trocou de lugar com refém morre na França

A França tem um novo herói nacional, um mártir na guerra contra o terrorismo: morreu o policial Arnaud Beltrame, de 44 anos, que trocou de lugar com uma mulher ontem durante sequestro num supermercado da cidade de Trèbes. Além do terrorista, o marroquino Redouane Lakdim, três pessoas morreram no ataque. O policial é a quarta vítima fatal. Outras 15 pessoas saíram feridas.

"Ele deu sua vida para proteger nossos concidadãos. É um "herói caído" e merece "o respeito e a admiração da nação inteira", declarou o presidente Emmanuel Macron. Ele "fez a escolha, com risco para sua vida, de tomar o lugar de reféns detidos no supermercado", disse ontem o procurador-geral François Molins. "Deixou seu telefone ligado sobre uma mesa e assim que percebemos o som dos tiros o GIGN (Grupo de Intervenção da Gendarmeria Nacional) entrou em ação." É o grupo tático da polícia francesa.

Lakdim feriu o motorista e matou um passageiro ao roubar um carro ontem de manhã na cidade vizinha de Carcassonne, capital do departamento de Aude, no Sul da França. De lá, foi para Trèbes, onde invadiu um supermercado e tomou reféns. Beltrame trocou de lugar com uma mulher. Dois reféns e o policial morreram.

"Morreu pela pátria! Jamais a França esquecerá seu heroísmo, sua bravura e seu sacrifício", escreveu no Twitter o ministro do Interior, Gérard Collomb.

Nenhum comentário: